sexta-feira, 29 de março de 2013

Bacalhau ao creme de camarão rosa da Pat














Ingredientes:

1Kg de Bacalhau
Algumas batatas compatíveis com esse bacalhau.
Três cenouras.
Um pedaço pequeno de repolho.
Um pedaço pequeno de couve flor.
Um pedaço pequeno de brócolis.
300 gramas de vagem.
Um pimentão verde.
Um pimentão vermelho.
Um pimentão amarelo.
Duas cebolas médias.
15 dentes de alho.
2 pratos de camarão rosa com 250 gramas cada.
Cheiro verde.
Salsa.
Uma bisnaga de requeijão culinário quatro queijos.
Queijo ralado.
Azeite de oliva.
Sal.
Cominho.
Duas caixinhas de Creme de leite.


Modo de fazer


Limpe, descasque, lave e tempere os camarões com sal, cominho, cebola e alhos passados no multiprocessador, azeite de oliva, cheiro verde e colorau se quiser dar uma leve cor avermelhada no camarão rosa. (eu gosto). Coloque os camarões ao fogo baixo e vá logo fazer outra coisa para otimizar tempo...

Em outra panela, faça o molho branco: leite, trigo, requeijão culinário, creme de leite, queijo ralado, sal se precisar... Coloque tudo numa panela, mexa bem para dissolver e leve ao fogo, engrossou e cozinhou, está pronto. Reserve.
O bacalhau já deve estar de molhado e desfiado. Numa panela grande refogue azeite de oliva com cebolas e alhos passados no multiprocessador. Acrescente salsinha a gosto e azeitonas pretas. E também os pimentões nas três cores. Dá um visual bem legal. Ficar sempre bem perto do lume a mexer este refogado que fica bem sequinho. Começa a soltar um cheirinho muito bom. É nesse ponto que está bom de apagar o fogo. Reserve.
Paralelamente a tudo isso, cuide dos legumes citados nos ingredientes, cozinhe-os com água e sal ao dente (como preferir, sem ser muito mole). Escorra e reserve. Deve ser cuidado em primeiro plano para na hora da montagem do prato estar bem sequinho.
Misture os camarões refogados com o seu caldinho ao creme branco. Reserve.
No fundo do pirex coloque uma farta camada de azeite de oliva, a outra camada são os legumes, a seguir o bacalhau refogado e por último o creme de camarão. Rende muito esse prato. Passe papel alumínio. Faça num dia para servir no outro. Leve a geladeira. No dia seguinte coloque no forno por 40 minutos. Claro que pode comer no mesmo dia se quiser.
 Pode-se cozinhar ovos e enfeitar agregando azeitonas pretas nesse enfeite...










Nenhum comentário: