terça-feira, 12 de junho de 2012

MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO




OLÁ BLOGUEIROS,

  "A construção do Mercado de Ferro, como inicialmente era conhecido o Mercado Ver-o-Peso, foi autorizada pela lei municipal nº 173, de 30 de dezembro de 1897 e sua edificação, com o projeto de Henrique La Rocque, teve início no ano de 1899. Toda a estrutura de ferro do Mercado foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau da belle époque".





Na época em que a cidade de Belém estava no auge econômico por causa da do extrativismo da borracha, que enchia os bolsos da nobreza de dinheiro foram construídas grandes obras, como já citamos outrora na postagem onde relatamos as belezas e maravilhas do Teatro da Paz veja aqui http://escorpianapat.blogspot.com.br/2012/04/minha-visita-ao-teatro-da-paz.html . Só que hoje trago as fotos do Mercado de Ferro Récem re-inaugurado, o mesmo passou  por uma reforma e nesse período os açougueiros montaram seus pontos de venda de carnes em pequenas ruelas estreitas da área do comércio, entretanto, já estão de volta ao mercado.



 "No Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e começo do século XX, a cidade de Belém teve grande importância comercial, principalmente para o cenário internacional. Neste período, também se pode registrar mudanças urbanísticas. Importantes edificações foram erguidas, entre as quais, o Palácio Lauro Sodré, o Teatro da Paz, o Palácio Antônio Lemos e o Mercado Ver-o-Peso."(http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=768).




Quero ressaltar a beleza e riqueza do mercado, todo construído em ferro, algo diferente que merece ser registrado a fim de que gerações futuras possam apreciá-lo com o devido apreço e valor que este espaço possui para a cultura patrimonial e turística de nosso povo.
















Continuação de boa semana...
BEIJOS...



Um comentário:

Diác. Luiz Gonzaga disse...

EXCELENTE ARTIGO. ÓTIMA OPORTUNIDADE DE CONHECERMOS UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA. VOU COLOCAR COMO SUGESTÃO PARA ALGUNS DE MEUS CONHECIDOS.PARABÉNS.
ABRAÇOS.