terça-feira, 24 de abril de 2012

MINHA SEGUNDA AULA DE PINTURA EM TECIDO: GUARDANAPOS DE COZINHA

Olá meus queridos,
Hoje foi o meu segundo dia de aula de Pintura em Tecido com a Professora Lilian Rodrigues na Aché, eu ia pintar uma toalha fralda para minha netinha, pois já se aproxima o Baby Shower, entretanto, no caminho mudei de ideia, lembrei que ainda temos outra terça-feira até o evento acontecer e que, portanto, ia aprender aquilo que realmente gosto muito, pintar frutinhas nos panos de copa.
Então, colocarei na postagem de hoje as minhas fotos dos trabalhos executados hoje e as dicas de pintura da professora Lilian Rodrigues e aproveito para dizer a todas as colegas blogueiras residentes em Belém -PA para darem uma chegadinha até  a Aché...A professora se encontra lá às terças, quintas e sábados dando aulas de pintura em tecido, todavia, a loja apresenta também outros cursos, as aulas começam a partir das nove horas pela manha e às 14 horas pela parte da tarde.
Pois bem, apartir daqui, as palavras que direi não serão minhas e sim de nossa querida professora Lilian, estou apenas transmitindo e agendando no meu Diário Virtual a fim de que não haja esquecimento. Porém, se eu entendi algo de forma errada e estou passando de forma errada, por favor me desculpem, esta campo é muito novo para mim, na realidade estou enlouquecida com tantos aprendizados e daí as vezes misturo tudo no meu HD já um pouco bichado rsrsr!!! (na minha cabeça, rsrsr).

ANALISANDO CADA FOTO
Aqui, neste momento o tecido foi fixo em uma tábua própria para este trabalho que ainda não sei o nome dessa tábua, passa-se a mão várias vezes sobre o tecido em cima da tal tábua. Eu pensei que as mãos da professora fossem mágicas porque o tecido fixou-se de uma tal maneira em cima da tábua que só vendo. Nessa hora eu pensei:eu detesto passar roupa, arrumar a roupa em cima de uma tábua de passar é um horror para mim, como é que esse pano ficou tão esticadinho e parecia nem se mover nessa pequena tábua?
Depois quando perguntei veio a reposta. " O tecido é fixado na tábua com um produto denominado COLA PERMANENTE". Aí eru fui entender a mágica, adorei...
O desenho escolhido é preso em cima do tecido com FITA CREPE, essa dai da foto, também não sei se o nome está correto.


Depois do passo ai de cima, já com o desenho preso é que vamos colocar o CARBONO, esse aí amarelo...

 Nesta etapa o desenho esta´pronto para ser riscado no tecido com o lápis 6B


Aqui ao suspender o CARBONO verifica-se se o desenho foi realmente passado na sua totalidade. Se faltou algum traço é muito fácil retornar o carbono e riscar porque o desenho preso com fita no tecido não se moveu do lugar.


Este produto nessa tampinha é CLAREADOR INCOLOR, a professora explicou que ela não usa esse produto em todos os trabalhos, mas, a sacaria que eu comprei para fazer o guardanapo foi uma vendida em supermercado e essa tem uma qualidade inferior, pois, fica soltando umas bolinhas de algodão e também chupa muita tinta e por causa disso eu deveria usar o clareador. Este produto deve ser passado e a seguir a ele, enquanto estiver molhado, a tinta.

Também foi explicado que sempre se começa a pintar o desenho da esquerda para a direita e que se pinta primeiro os desenhos que estão em baixo. Por exemplo, o que está em baixo de que? E o que está em baixo ou por trás é o que se faz primeiro.

Deste modo, aqui nesta foto temos a sequência de cores que vamos pintar o panelão de cobre que se emcontra no desenho. Usou-se na sequência: CLAREADOR, TINTA BRANCA, AMARELO OURO, AMARELO OCRE, CARAMELO e TERRA DE SIENA QUEIMADA. ( os nomes das cores das tintas podem variar entre os fabricantes, mas, os tons são os mesmos).

Com este pincel em diagonal marcou-se onde seria o outro ponto de luz. Todo desenho deve ter um ponto de luz. Se num risco houver 10 desenhos, todos esses desenhos deverão ter seu ponto de luz que será feito com tintas de cores claras.


Aqui parte do panelão já está pronto, não é fácil, mas também, não é dificil, tem que haver dedicação porque a pintura nada mais é que SOMBRA e LUZ, tons escuros fazem sombreamento ou profundidade e tons claros fazem a luz...De acordo com o desenho e a posição dele, sempre terá algo a fazer sombra para alguma das partes.


Eis o panelão de cobre prontinho...


Esta é sequência de tintas para a pintura das folhas:
CLAREADOR, TINTA BRANCA, VERDE MUSGO...
Dai, que eu achei a folha muito fácil, mas, não dá para explicar só vendo mesmo alguém fazer...

Ao lado das folhinhas acima tem um tomate e essa foto dai de baixo regista a sequência das tintas usadas para pintar o tomate: CLAREADOR, AMARELO OURO, TOMATE, PÚRPURA...


Aqui o tomate já está com a luz e todo pintadinho de amarelo, faltando somente as outras cores e sombras...

Eis aqui o desenho pronto.



A aula de cima foi pela manhã e este desenho a baixo foi a aula da tarde, portanto, outro guardanapo. Esta foto está totalmente tremida...

Esta foto está um pouco melhor, podem conferir...

Boa noite, podem comentar e até apontar pequenos erros ou desajustes, vai dar 22 horas, estou meio cansadinha, irei comer uma coisinha e deitar, claro não vou dormir, mas ficarei descansando a mente, bjos...
Fiquem com DEUS!!!

8 comentários:

Unknown disse...

Nossa lindo demais amiga.
Eu adoro pintar mais desenhos mesmo.
SHAUHSAUHSUAHSUAHS
bjos.

Monique e suas artes disse...

Olá, agora que eu vim a net,hoje é feriado, saímos, os meninos não estão e fomos almoçar fora.
Os riscos são lindos e as pinturas maravilhosas eu tbm prefiro frutas e flores,está mesmo muito bem agora é só praticar.Gostei do primeiro risco podias me enviar.
Beijinhos

Patrícia Ventura disse...

Vou te mandar alguns, estou analisando como proceder...

Anônimo disse...

Paty , me sinto honrada com seu carinho!Obrigado, viu!!
Menina , como tens talento para pintura!
Não diria que seus trabalhos são de uma iniciante!!
Parabéns e muito sucesso em suas conquistas!
Eu tbm ando um tanto atarefada por aqui, tenho entrado mas permanecido pouco, apenas para responder os carinhos das colegas!

Tenhas uma tarde maravilhosa querida!
Bjs


" Pequenas felicidades estão ao nosso alcance diariamente."Rose Peixer

Anônimo disse...

Minha querida, que maravilhoso o que vc descobriu nesta pequena situação do cotidiano!!
Amo estas frases curtas que dizem tudo e vou ilustrar este acontecimento com uma que gosto muito :

"Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver eternamente em compasso de espera."
Leila Ferreira

Não é verdade Paty?Precisamos viver intensamente estes momentos , e não esperar estar em uma cama de hospital, numa cadeira de rodas ou em tantas outras situações difíceis para aprendermos a valorizar estas pequenas coisas!!
Isso é sensibilidade!!


Um bom descanso para ti minha linda e obrigado por dividir este aprendizado comigo.

"Vive mais feliz quem tem olhos capazes de escutar o canto amoroso da simplicidade.É nas miudezas que tudo aquilo que realmente importa se revela com maior nitidez."
Ana Jácomo

Anônimo disse...

Boa noite minha querida!
Obrigado pela presença sempre carinhosa, amo interagir com vc!!

Eu tbm aprecio muito o contato com as pessoas, e tbm não gosto de MSN.
Sempre fui muito comunicativa por onde andei e ainda sou.Apenas com tantas decepções me tornei mais prudente,mais contida.
Mas adoro receber, visitar, compartilhar, só na parte dos passeios eu gosto de somar com a família somente.

Pinta mais latinhas Paty e certamente ficarão muito mais lindas que as minhas.
A Mônica é uma fofa, gosto muito dela tbm!!

Um feliz fim de semana para ti !
Bjs

Mariska disse...

se esses foram os primeiros,imagino os demais,estão lindos,parabens e bjs.

Anônimo disse...

boa tarde adorei seu trabalho.. onde vende esse carbono?