sábado, 14 de janeiro de 2012

A GASTRONOMIA (AS MESAS DO MÊS DE JANEIRO)


OLÁ LEITORES





Do dia 01 do ano de 2012 até o dia de hoje já participei de algumas mesas...
 Como sabemos a GASTRONOMIA é algo maior e mais abrangente do que simples culinária, através da Gastronomia podemos tomar conhecimento do modo de vida de um povo, podemos ou não apreciar paladares e sabores, podemos fazer com que tal povo possa se orgulhar de sua culinária, de seus princípios alimentícios, de seus quitutes tradicionais, ou também podemos fazer com este povo perca a sua auto-estima se contribuirmos para a depreciação de sua culinária... Podemos dizer, segundo autores, que o gosto do turista em vivenciar provando diversos sabores em diversas terras visitadas e aprovando tais sabores, contribui para que a comunidade receptora sinta-se confortável e até eleve a sua auto-estima e receba este turista de braços abertos, ou seja, há uma troca de interatividade entre ambas as partes consolidando o que seria um processo ideal para relações entre visitantes e visitados. Desse modo pode-se perceber o valor da gastronomia de cada povo, de cada local...

 

DESTE MODO CITA-SE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições.
Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas (e, muitas vezes, é também um gastrônomo no sentido mais amplo do termo).
O prazer proporcionado pela comida é um dos factores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas. A alimentação passou por várias etapas ao longo do desenvolvimento humano, evoluindo do nômade caçador ao homem sedentário, quando este descobriu a importância da agricultura e da domesticação dos animais.






Nenhum comentário: