terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FOTOS EXTERNAS DA TURMA DE TURISMO DA FABEL 2011

No dia 15 do corrente mês mais uma etapa vencida e vivenciada pela turma 8 TUN1, turma do Curso de Turismo da Faculdade de Belém - FABEL, a realização das fotos externas para compor o ritual de nossa colação de grau, realmente uma data inesquecível para os acadêmicos participantes do pacote contratado do Raí Eventos... Apenas lamentamos a saída de alguns colegas acadêmicos que por motivos diversos e particulares não puderam vivenciar estes belos momentos que o pacote contratado nos proporcionou...
Quando faço uma postagem aqui no blog quase nunca penso muito, entretanto, para mim esta postagem é especialíssima, no decorrer desta tarde, ao pensar o que ia dizer aqui, parei, pensei, lembrei de diversas e variadas histórias de vida de cada colega que juntamente comigo concluiu um curso superior de quatro anos...Cada vez que lembrava de uma história sentia o peito apertar, o coração disparar e a emoção explodir em forma de lágrimas e nó na garganta...Daí, eu pensei assim: são histórias de vida tão emocionantes, tão bonitas, tão naturais, tão semelhantes a tantas outras...Entretanto, são as histórias de cada um de nós que formamos esta turma, com características plurais como um dia citou um de nossos professores, uma turma formada de pessoas de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias, todos com suas belas histórias de vida. Aqui este "belas" não significa que sejam histórias "água com açucar", pois a vida não é todo tempo cor de rosa ou açucarada, muito pelo contrário a vida é apimentada e recheada de momentos de toda espécie... Momentos que permearam a vida de cada um de nós até nos encontrarmos para formarmos esta turma plural e culminarmos com a realização deste sonho que tínhamos em comum...
Eu gostaria de relatar um pedacinho da hístória de cada um, conforme eu fosse lembrando como hoje a tarde, no momento em que eu senti aquelas fortes emoções, eu poderia fragmentar e contar pedaços aqui e acolá, por exemplo:
Uma das colegas em sua juventude queria fazer psicologia, ao casar o marido pediu que ela optasse: a faculdade ou ele...O casamento falou mais alto e somente agora realizou tamanho sonho...
Outra colega iniciara um curso na UFPA quando jovem e não concluiu, o que veio acontecer somente neste momento...
O meu colega de todas as horas que durante o curso perdeu o pai e uma irmã, lutou com muita dificuldade finaceira, venceu e superou...
Outra colega oriunda de Irituia - Pa cuida dos sobrinhos, trabalha no hotel e concluiu o curso com brilhantismo...
Tenho profunda admiração por uma colega de Xinguara, ela nem sabe disso, teve diversos empregos, foi doméstica e garçonete entre outros, teve sorte de arranjar uns padrinhos bem conceituados, poderia ter virado uma dondoca, mas preferiu investir na sua faculdade, segundo os professores foi "uma pedra bruta" lapidada, os meus aplausos para ela...
O meu amigo chefe de turma, pessoa também muito querida para mim, filho de uma doce, humilde e bondosa senhora, perdeu uma pessoa muito querida durante o curso, perdeu uma pessoa que com toda certeza foi o alicerce de sua educação, teve a sorte ou o azar de se meter nessa turma plural, é o mais jovem de toda a turma, o que não significa que ele não tenha problemas...
Temos uma colega que por sua gravidez inesperada ficou praticamente um semestre inteirinho sem frequentar as aulas, com toda certeza esta foi uma super provação...
Uma colega que muito me ajudou a arranjar o meu estágio, infelizmente, é uma das pessoas que sairam do pacote do Raí Eventos e, portanto, não está presente nas fotos conosco, devo muito a ela, somente Deus poderá paga-lá, esta nossa colega infelizmente perdeu sua mãe no decorrer do curso além de muitos problemas saúde que teve...
Também houveram muitas dessistências, por inúmeros e diferentes motivos, estes que desistiram, hoje também fazem parte de nosso círculo de amigos e sempre nos comunicamos pelos FACES da vida, muito bom, muito bom mesmo!!
E eu? E eu? Bem, eu casei com 19 anos e tive 4 filhos, uma gestação gemelar e um grande sonho parecia ter sido empurrado para o passado...Mãe, doméstica por fazer o meu próprio serviço, tinha estado atrás de um balcão por anos a fio, quando depois do resultado daquele vestibular de faculdade particular que todo "mundo mete o pau" por ser fácil demais, começei a avançar em direção de meu sonho. A princípio tudo parecia maravilhoso...É minha gente, o vestibular é fácil mesmo, o difícil é completar...Eu dormia a uma ou duas da manhã com a minha pia cheia de louça suja...Acordava as seis, depois passei a acordar as sete, se dormia 4 ou 5 horas era muito, acordava tonta de sono, sonhava com as provas, até mesmo com as questões, de manhã cedo a minha vontade era de quebrar toda aquela louça suja...Mandar tudo para o inferno...Ligava o computador, colocava a comida no fogo, vinha dava umas palavras nos intermináveis e prazerosos trabalhos acadêmicos depois de acordo com a comida apagava ou não o fogo e logo saía para os afazeres externos: pagamentos, supermercado e outros...Tinha gente que pensava que estava on line e eu já estava no trânsito infernal desta querida Belém há muito tempo...Hoje eu olho para trás e me pergunto: em que tempo que fiz esse curso? Ainda está tão recente, mas já tenho esse vislumbramento...Desde que defendi o meu TCC, no dia 12 de dezembro, estou ausente da faculdade, me sinto em férias, mas que férias, que não temos tempo para nada...Enfim, gostaria de terminar enfatizando que tudo o que vivemos só tem importância para nós, este é o nosso momento, é a realização de um grande sonho materializado, gostaríamos que nossos parentes e amigos compreendessem o grau de relevância que tal fato tem para nós, mas sabemos que a vitória foi, primeiramernte, de DEUS e, posteriormente destes humildes filhos DELE...
OBRIGADA MEU DEUS!


"AS HISTÓRIAS DE CADA INTEGRANTE COMPÕEM O QUE FOMOS ENQUANTO TURMA E DEFINE O QUE SEREMOS DAQUI PARA FRENTE, GOSTEI MUITO DE ESTAR E CONHECER A TODOS...E CADA ACADÊMICO TEM A TURMA QUE MERECE"...








2 comentários:

Jane Cauper disse...

Valeu Paty !!! cada um tem a sua estoria de vida...cada um e impar!!! parabens!
(desculpa a falta de acentos, o meu computador esta com problema)

Patrícia Ventura disse...

Não ligue para os acentos, obrigada por comentar, bjos!!