domingo, 31 de julho de 2011

Pequenas dicas de culinária

Queridos leitores


Hoje decidi trazer a vocês algumas dicas de culinária, mas notem que estas dicas eu não ouvi de ninguém, como gosto muito de cozinhar fui dando uma de chef e fazendo acréscimos, misturando um ingrediente aqui outro ali, às vezes dá certo outras vezes não dá...Daí eu não anoto nada e depois estou chateando os meus filhos procurando saber se eles lembram...Mas aqui em casa o alzheimer é geral rsrsrsr!!! Então o melhor a fazer é anotar e de preferência no blog para compartilhar...








Eis as dicas:

Todo mundo aqui no norte do Brasil sabe o que é TUCUPI e todos também sabem como se devem temperá-lo para adicioná-lo a pratos, além daqueles temperos tradicionais, adicione uma colher de açúcar, enriquece o paladar do tucupi... Fica fino e delicioso...

Outro truque com açúcar: adicionar uma colher ao fazer o molho RÔTI, aquele molho que se faz com a bréia da forma em que foi assado a comida, frango, carne suína e outros, fica divino!

Gente, eu deixei de fazer molho branco com maisena, este produto dá certo brilho nos molhos, adotei fazer o molho branco com farinha de trigo, fica encorpado, forte de aspecto, porém, leve e fofo, consistente sem ser pesado, confere uma tonalidade de um branco fosco que combina para alimentos salgados, enquanto que a maisena dá aquela luminosidade transparente e não confere consistência... Eu amo fazer assim!

Para um bolo fofinho o segredo é colocar o trigo aos pouquinhos, por exemplo, num bolo de um kilo de farinha ir colocando 150 gramas de cada vez, mexer até desaparecer a farinha, colocar mais um pouco até totalizar um kilo, e mesmo se usar farinha de trigo com fermento, acrescente mais um pouco, assim seu bolo ficará levinho levinho...Uma fofura!


Carne assada de panela ou iguaria que merece uma pitada de açúcar para ganhar cor, mas essa dica era de minha avó... Rrsrsrsr!

Pudim tem que cozinhar em banho Maria pelo menos uma hora e 15 minutos, antes disso pode ser inseguro desenformá-lo... Para a certeza de que o pudim sairá inteiro melhor deixá-lo no fogo o tempo necessário.

Para lasanha de bacalhau não devemos deixar faltar azeitonas pretas, salsa e alhos, tudo a gosto, mas não devem faltar, estes ingredientes é a alma dos pratos com bacalhau...

Carnes de porco, de carneiro, cabrito devem ser temperadas com vinho branco seco, é o indicado por grandes CHEFs, porém, há quem tempere com vinho tinto seco, eu faço isso, mas nunca use vinhos suaves para tempero de comidas...

No tempero do peru eu uso uma garrafa de sidra e suco de duas laranjas, isto confere sabor e maciez a uma carne considerada meio sem graça para algumas pessoas...

Se você vai fazer uma quantidade de docinhos à base de leite condensado muito grande, comece cedo, eles não estragam, comece um mês antes...
Se você faz feijão todos os dias, ou faz uma quantidade maior para congelar e quer um feijão diferente coloque dentro dele carne de peito bovina, fica muito bom e forte!

Adicionar creme leite ao molho branco, ao vatapá e em vários outros molhos confere não somente sabor, mas textura também e isto é muito importante para o visual do prato.

Por hoje é só, prometo que assim que lembrar algumas dicas culinárias volto e faço nova postagem...

Beijos da Pat!

Nenhum comentário: