quinta-feira, 5 de abril de 2012

SOBREMESA DE PÁSCOA REGIONAL

Olá Miguxos,

Eu e meu filho fizemos mais uma de nossas invenções culinárias... Tudo começa quase sempre do mesmo jeito: ele promete que vai comigo ao supermercado escolher os ingredientes, daí eu acabo indo sozinha e comprando coisas aleatórias, depois ele diz que eu não comprei nada, aí marcamos uma nova visita ao supermercado, entretanto, ele diz várias vezes que quer fazer uma nova sobremesa com cupuaçu, porém, NOVA , é a palavra de ordem...Quando já estávamos na cozinha ele foi buscar um caderno de receitas antigo e viu algumas, inclusive, uma de laranja, mas nada se parecia com aquilo que tínhamos em mente. Ele tinha para ele em mente e eu tinha para mim, mas, não revelávamos aquilo que queríamos um para o outro. Como depois que começei a usar óculos para leitura (CEGA), rsrsr, tenho certa dificuldade de executar receitas culinárias em que tenha que ler. Gosto de ter tudo na cabeça e os ingredientes a minha frente, não trabalho por medidas e por isso fica muito difícil passar a receita para outras pessoas.
Por exemplo, faço um bolo grande e só vou adicionando os ingredientes no "OLHOMETRO" e assim tem sido com quase todas as comidas com que trabalho.
Então, decidi o seguinte: vamos fazer um creme de chocolate, um doce de cupuaçú e um creme de cupuaçú, depois montaremos a sobremesa.

Então ficou assim:

INGREDIENTES DO 1º CREME:

Leite líquido ou leite em pó batido.
Duas poderosas colheres de Nescau ou chocolate em pó.
Duas gemas.
Duas colheres de Farinha de Trigo (ou maizena).
Uma caixinha de leite condensado.
Uma caixinha de creme de leite.

COLOCAR OS 4 PRIMEIROS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR E BATER, LEVAR ESSA MISTURA AO FOGO ATÉ OBTER UM CREME DE BOA CONSISTÊNCIA, ACRESCENTAR O LEITE CONDENSADO E O CREME DE LEITE, ESTES DOIS ÚLTIMOS INGREDIENTES FUNCIONAM DE MODO  A SUAVIZAR A CONSISTÊNCIA NO CASO DE TER FICADO MUITO DURO, FICA SUAVE E PASTOSO.







INGREDIENTES DO 2º CREME:

Polpa de cupuaçú devidamente escaldada para a retirada da acidez.
Quatro colheres de açúcar.
Uma caixa de Leite condensado.
Duas caixas de Creme de leite.
Duas colheres poderosas de leite em pó.

COLOCAR TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR, BATER MUITO BEM POR 4 MINUTOS E RESERVAR PARA MONTAR A SOBREMESA.





INGREDIENTES DO TERCEIRO PASSO:

Polpa de cupuaçú.
Água.
Acúcar.
(tudo muito pouquinho, apenas para fazer um doce com aspecto leve e fino).

LEVAR PARA COZER EM FOGO BAIXO, MEXENDO SEMPRE, PARA FICAR MEIO LOURINHO, SEM ESCURER E SEM SECAR TOTALMENTE, UMA ESPÉCIE DE CALDINHA GROSSINHA COM ARROMA DA FRUTA.





Depois é só montar:

Primeira camada vai o creme de chocolate, deixa-se na geladeira por alguns minutos para pegar consistência. A seguir, um pouco da calda arromatizada de cupuaçú, depois o creme de cupuaçú, propriamente dito ... Em cima de desse  creme branco enfeite com o restante do doce de cupuaçú, decore com passas e/ou cerejas, coloque à temperatura ambiente da geladeira coberto com papel alumínio e no dia seguinte é só servir e se deliciar, rsrsr...Mentira, eu ainda nem comi, apenas inventamos, amanhã saberemos a resposta, rsrs!







Do mesmo jeitinho que fizemos a sobremesa grande, montamos esta pequeninha  para oferecer para a minha mãe...Fica a ideia que poderá ser montada individualmente em pequenas taças...




Poderá levar castanhas do pará picadinhas por cima, fica um charme!!!
Mas o meu filho queimou parte das castanhas rsrsr!!!

UM ABENÇOADO FERIADO SANTO A TODOS!!

4 comentários: