quarta-feira, 4 de abril de 2012

MINHA ÁRVORE DE PÁSCOA

Olá leitores, seguidores, parentes e amigos...



Este trecho sobre a árvore da Páscoa não é meu, foi tirado do site que segue entre parênteses...

Todos os anos eu e meu filho mais velho montamos uma mesa com artefatos religiosos para receber a Semana Santa e posteriormente a Páscoa e este ano por causa dessa minha mente maluca já resolvi colocar uma imitação de árvore em cima de minha mesa, uma árvore totalmente improvisada. Um vaso de planta enfeitados com bombons, nada haver, mas gosto dessas invenções e gosto mais ainda porque o meu filho topa e embarca nessas viagens malucas juntamente comigo... Vamos à história da Árvore da Páscoa...















Esta foto é uma exposição de imagens sagradas, está fora da mesa, é uma inovação em nossa residência, as imagens sairam do oratório onde permaneceram por anos para estarem aqui em exposição, a foto reflete a árvore em nossa mesa através do espelho...




Árvore de Páscoa!



(Retirado do site: http://www.magiazen.com.br/magia-da-arvore-de-pascoa.html ).



Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa.

As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.

O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa.

O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples:

Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.

Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.

A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.







BJINHOS!


4 comentários:

Monique e suas artes disse...

Gostei,acho que devemos viver esta festa da Páscoa, como o Natal,já fiz a minha ano passado,este ano ando a colocar outros enfeites para ficar diferente,amo estas coisas,beijinhos

Unknown disse...

oow legal sua árvore amiga
bjos. :D

Diác. Luiz Gonzaga disse...

VIVENDO E APRENDENDO!!!
ABRAÇOS NA FAMÍLIA.

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Gostei muito da decoração da páscoa,e a árvore que gostosa rsrs
passando pra desejar uma sexta feira santa cheia de bençãos pra vc ,D.Oneide e pra toda a família.beijos