terça-feira, 11 de outubro de 2011

Segunda feira após o Círio de Nossa Senhora de Nazaré


 
OLÁ LEITORES,

ESTOU PASSANDO RAPIDINHO PARA ATUALIZAR O BLOG ENQUANTO, PÓS PROVAS, TENHO UM TEMPINHO, UMA BREVE FUGIDA...RSRSRSRS...


SEMPRE TIVE CURIOSIDADE PARA SABER COMO FICA A PRAÇA DO CAN E O POPULAR ARRAIAL DE NAZARÉ NA SEGUNDONA APÓS O CÍRIO E ESTE ANO FUI LÁ FOTOGRAFAR...SE TIVESSE CHEGADO UM POUCO MAIS CEDO PEGARIA OS CARROS DOS MILAGRES LÁ FORA, MAS, INFELIZMENTE NÃO DEU...




EIS A BERLINDA QUE TRANSPORTA NOSSA SENHORA POR TODO O TRAJETO TANTO DA TRASLADAÇÃO QUANTO DO CÍRIO. JÁ ESTÁ SEM AS FLORES E GUARDADA EM UM GALPÃO...A FOTO FOI FEITA ATRAVÉS DO VIDRO.

 OS BRINQUEDOS ESTÃO PARADOS, PARA A TARDE COMEÇAREM A FUNCIONAR...






A BELEZA IMPONENTE DA BASÍLICA SANTUÁRIO FOTOGRAFADA AO MEIO DIA DA SEGUNDA PÓS CÍRIO...REVELA TODA SUA BELEZA EM MOLDES ITALIANOS...
VEJA O TEXTO:

BASÍLICA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Inspirada na Igreja de São Paulo, de Roma, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi projetada pelos italianos Gino Coppedé (arquiteto) e Giusepe Pedrasso (engenheiro), que conceberam o que havia de mais suntuoso e de mais belo nas igrejas italianas para esse templo.

A Basílica Santuário compõe-se da elegância do mármore de carrara europeu, do requinte dos estuques espanhóis, da exuberância dos vitrais franceses, dos mosaicos e sinos italianos, dos candelabros milaneses, dos lampadários venezianos e das estátuas do escultor Antônio Bozzano.

Todo esse conjunto memorável forma um verdadeiro Santuário em louvor à Virgem Santíssima. Desde 1992, a Basílica de Nazaré é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará, devido seu grande valor histórico, religioso, artístico e cultural.

Com linhas arquitetônicas que tendem para o centro religioso e artístico da Igreja, esta obra é uma exuberância de estilos conjugados, fortemente renascentista, gótico, bizantino e românico.

A Basílica é, no Brasil e no mundo, uma das mais imponentes e suntuosas construções dedicadas a Nossa Senhora. Com 62m de comprimento, 24m de largura e 20m de altura é composta por cinco naves, 36 colunas de granito maciço italiano, duas torres de 42 m de altura, 54 vitrais, 38 medalhões em mosaico de 1,5 m de diâmetro, 11 altares, 19 estátuas feitas de puro mármore de Carrara, 24 lampadários venezianos, nove sinos, três portas frontais feitas de bronze, uma cripta e um órgão com três teclados e 1.100 tubos.
A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é uma grandiosidade de fé e arte, feito do fervor de um povo, do bom gosto dos seus idealizadores e da ousadia dos Padres da Congregação Barnabita.

http://www.tvliberal.com.br/revistas/npara/edicao7/italiana.htm
http://www.ciriodenazare.com.br/v2.0/?action=Menu.detalhe&id=14


 BOM,  BEIJINHOS ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESSA CURIOSIDADE, VER NAZARÉ APÓS A GRANDE FESTA DO CÍRIO...








Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Pat! Tô enrolada com meu TCC da pós-gradação, me dividindo com o trabalho, casa e blog, este último faz parte da minha vida. Quando passar essa fase vamos combinar a postagem de Belém.
Os blogs paraenses são: Lia no Mundo da Lua e Mulher Severino, se souber de mais blogs me fala.Tô fazendo um sorteio lá no blog, dá uma olhada. bjs