quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FEIRAS DE BELÉM















































Sabemos que o estado do Pará prima por sua gastronomia exótica e saborosa, são sabores e aromas e cores distintas que compõe esta diferente gastronomia onde predomina traços da culinária indígena.
Os muitos condimentos utilizados nesta vasta gastronomia são adquiridos nas muitas feiras da grande cidade de Belém, como por exemplo o tucupí, liquido amarelo extraído de uma raiz: a mandioca, encontrado nas grandes feiras e supermercados da cidade.
O pirarucu grande peixe da região amazônica com seus 4,5 ou mais metros encontrado salgado é matéria prima de pratos deliciosos, bem com o o famoso Charque que quase sempre acompanha o nosso fruto tradicional: o açaí, este tomado com açúcar e tapioca por alguns, ou sem açúcar, com gelo e farinha de mandioca por outros, cada um tem sua receita básica para ingerir o produto.
Em nossas feiras encontramos também o camarão salgado, dito como sendo do Estado do Maranhão, que se presta a ser degustado com uma boa tigela de açaí do lado, as frutas são outras especialidades, com cores firmes e vibrantes embelezam e enchem nossas vidas de sabores, a exemplo, pode-se citar  a pupunha que se cozinha e come-se com café ou também podemos incrementar vários pratos de nossa culinária.
Nas fotos que postamos mostramos a maniva moída, que é a folha da mandioca ou macaxeira, ingrediente indispensável para fazer uma boa maniçoba, prato típico do nosso estado, prima por ser muito forte, pois leva diversas carnes em sua elaboração.
Não podemos nos esquecer dos caranguejos, prato típico da cidade de Bragança PA, que pode ser facilmente encontrado nas feiras de Belém e que a toc toc com vinagrete e farinha de mandioca compõe um manjar digno de deuses paraenses.
Estas fotos foram tiradas nas feiras:
Do Ver o peso.
Da Vinte cinco.
Do Barreiro.
Do Açaí.
Do Telégrafo.

Nenhum comentário: