domingo, 26 de maio de 2013

FESTA CIGANA EM HONRA A SANTA SARA DE KALI: 24 de maio data do festejo


 Lenda ou não eis uma breve resposta a UMA  pergunta : Por que a santa é padroeira dos ciganos?

Segundo a lenda quando a barca aportou em Saint Marie de la Mer...: "o barco foi resgatado por moradores de uma vila próxima aos arredores da costa marítima. Todos, por serem brancos, foram acolhidos, exceto Sara, por ser escrava (egípcia) e negra. Um grupo de ciganos a fez, pois estavam nas proximidades e presenciaram o fato. Sendo assim, passaram a cuidar de Sara, que, com sua morte, posteriormente, os mesmos passaram a recorrer com pedidos à mesma, por ter sido uma pessoa querida em vida, e esta, os atendeu em espírito, realizando milagres. A partir disso, Sara se tornou Mãe e Rainha dos Ciganos, honrando-os e protegendo-os." (DO SITE: 

http://espiritualizandocomaumbanda.blogspot.com.br/2013/05/hoje-e-dia-de-santa-sara-kali-padroeira.html).


















Estou maravilhada como há relações entre as coisas e a tal da interdisciplinaridade é fato perpassando por infinidades de assuntos. Fui uma pessoa que gostava de muitas coisas ao mesmo e nem sempre via relações entre tais coisas. Como exemplo, Gastronomia e Fotografia. Pareciam-me mundos tão distantes. E a cultura de cada povo? Outro tema que me fascinava. Fazer descobertas, roupas coloridas, brincos grandes, maquiagem, a cor vermelha, xales...

Lembro há 17 anos quando a Globo apresentou a novela Explode Coração, retratava as tradições do povo cigano. Eu me identificava com aquelas roupas, maquiagem, danças e cabelos compridos das atrizes. Cenários e roupagem me encantavam.

De repente, lá fui eu estudar Turismo e durante 4 anos vi este leque de assuntos que eu amava se entrelaçarem numa cadeia interdisciplinar. Ou seja, tudo muito próximo, tudo vertente do turismo. Durante e depois da Graduação, o meu “Papaizinho do Céu” sempre me manda de lá de cima umas grandes “sacadas”, pequenas doses de felicidades, entendimento de certos assuntos onde vejo somente agora uma grande ligação entre todas as coisas que gosto.

Dia 24 de maio era a data de aniversário de minha avó. Minhas gêmeas nasceram neste mesmo dia. Já se foram 24 anos desde o nascimento delas. E somente agora em 24 de maio de 2013 que descobri a história que vou relatar. Eu estou verdadeiramente apaixonada por esta história.

Este ano dia 24 de maio caiu numa sexta feira, eu estava muito angustiada com pequenos incidentes familiares, trabalhos a mais e com muitas saudades das gêmeas. Confesso que o meu astral estava baixinho... Quando por volta das 18h30min a Suely, minha amiga há mais de 30 anos, porém, quase não nos vemos por conta da vida de cada uma, me convida para participar de uma festa cigana, na casa de uma amiga dela, em honra de Santa Sara de Kali, santa padroeira do povo cigano.

A Suely me falou em apenas sete minutos que teria uma reza seguida de um jantar, refrigerantes e cervejinha, o que confesso que me animou profundamente rsrsr, brincadeira... E me falou que já estava pronta e de saída. Passou-me o endereço e eu disse que dentro de 40 minutos eu estaria lá. Não pensei nem duas vezes. Não imaginei se o povo ia ou não gostar de mim, não imaginei nada apenas aceitei e desde o momento em que comecei a fazer a minha maquiagem para ir ao evento fui tomada por uma onda de alto astral e automaticamente comecei a me sentir muito melhor em relação ao incidente familiar do dia anterior.

A Suely me disse que ia levar uns refrigerantes e eu tinha um na geladeira pequei-o e levei também. Desde aquele momento tudo foi muito fácil. Caminho fácil, acesso fácil, estacionamento fácil. Ao chegar lá minha amiga já estava. Abriu o portão e eu entrei. Ao entrar conheci uma senhora maravilhosa que estava vestida a caráter. Senti um clima de boas energias e alto astral na casa, quem sabe oriunda da decoração que a dona da casa fez para Santa Sara de Kali. Era uma festa muito cheia de luz e energia boa. Eu sempre quis participar de uma festa cigana. Neste dia um de meus sonhos se realizou sem menos eu esperar.

A decoração da casa consistia em penumbra, meia luz, luz de velas brancas, vermelhas e azuis, panos com estampas cobrindo os lustres deixando ficarem com a ponta caída, pequenos objetos de vidro, semelhantes a uns castiçais de aspecto moderno e diferente em cada mesa com uma pequena vela acessa, vela redonda em uma latinha, bem pequena, como se fosse um boião de pomada. Havia um Buffet ornamentado com bonecos ciganos, taças com vinho tinto e uma travessa com frutas frescas. A lajota clara no chão contrastava com o salpicado de pétalas de rosas que agregado ao cheio de incenso deixava o local aprazível e muito agradável.

Para combinar com este ambiente exótico a dona da casa estava vestida com trajes ciganos e alguns convidados também e depois chegou uma moça que realmente era descendente de ciganos. A dona da casa abriu as orações, entregou a oração da santa impressa e todos rezaram. Depois se rezou três Ave-marias e três Pai-nossos. Havia uma mesinha servindo de altar para uma pequena imagem de Santa Sara de Kali e na direção da mesma, na parede havia uma tela com a imagem da santa pintada. Observei que a santa era negra.

Antes de começar as orações a Suely me deu algumas informações acerca da santa, mas, não me falou muita coisa. Disse-me que Ela, a santa, não fora reconhecida em canonização pela igreja Católica. Com o prosseguimento desta solenidade a dona da casa, novamente, após as orações tomou a palavra e disse que ia passar para os presentes um vídeo.

Este vídeo era da igreja, missa, procissão e festa profana em honra a Santa Sara de Kali, no sul da França, na cidade de Saintes-Maries-de-La-Mer, era um vídeo caseiro que a dona da casa fez no ano em que fez uma viagem para tal local na época da festividade.

No decorrer da passagem do vídeo pude ver como a santa é venerada nessa localidade, são três dias de festa, um grupo de cantores e músicos cantam os três dias sem parar, a imagem da santa exposta pode ser tocada por todos os visitantes que assim desejarem. Os fieis ao longo de suas promessas prometem mantos a esta santa e assim vão levando os mantos até Ela. Estes mantos são colocados na imagem um por cima do outro conferindo a silhueta da santa um aspecto cheio e tufado.

Em pouco tempo aprendi muito acerca de Santa Sara de Kali e aprendi a venerá-la também. No final do vídeo rezamos esta prece:


Sara, Sara, Sara…
Foste escrava de Jose de Arimateia
No mar foste abandonada (pedir para que nada nos abandone: amor, dinheiro, felicidade, saúde, etc).
Seus milagres no mar se sucederam
E como Santa te tornastes, a beira do mar chegastes e os ciganos te acolheram.
Sara, rainha, mãe dos Ciganos, ajudastes e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.
Sara, mãe dos aflitos.
A ti imploro proteção para o meu corpo
Luz para meus olhos enxergarem ate no escuro (pedir para os seus olhos vidência)
Luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos: brancos, negros e mulatos, enfim a todos os que me cercam.
Aos pés de Maria Santíssima tu, Sara, me colocaras e a todos que me cercam, para que possamos vencer as agruras que a Terra oferece.
Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa não estiver bem e quiser resolver algo muito importante, deve beber 03 goles de água).
Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores.
Continuarei caminhando sem parar assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passara e a união comigo ficara e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade, teus ensinamentos deixaras.
Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procuram, ajudados pelos poderes de nossos irmãos ciganos.
Serei alegre e compreensiva com todos que me cercam.
Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sara, Sara, Sara, estarás sempre na minha frente, sempre atrás, ao lado direito e ao lado esquerdo e assim dizemos: Somos protegidos pelos ciganos e pela Sara que me ensinara a caminhar e a perdoar.

“Os mantos de Santa Sara escondem sua verdadeira forma. As mãos livres estendidas para frente, lembra que ela, Sara, está sempre disposta a amparar-nos, um vestido azulado que se abre e se funde com  as águas do mar, como se tivesse caminhando sobre elas”. (texto retirado do site):








Após os agradecimentos das pessoas que estavam lá pela primeira vez, como eu, após as orações e o vídeo foi servido um maravilhoso jantar: uma travessa grande foi colocada a mesa com pedaços de queijo em tacos para tira-gosto, isto aconteceu logo cedo em seguida depois das orações algumas terrinas com belas comidas foram colocadas a mesa. O que me impressionou bastante não foram as comidas em si (estava tudo muito gostoso) foi o modo de arrumar a mesa, a disponibilidade dos pratos a mesa, as velas acessas, a penumbra do ambiente.

Tirei algumas fotos com o meu celular e por causa da penumbra elas ficaram escurecidas, entretanto conheci uma pessoa maravilhosa, a Rô, amiga da dona casa, ela estava com a câmera e vai me passar as fotos por email. Ah esta pessoa maravilhosa estava trajando roupas ciganas e estava com um xale alemão lindíssimo, o qual me emprestou e tirei algumas fotos. Nesta postagem colocarei apenas as fotos tiradas com o celular, posteriormente quando receber as fotos tiradas com a câmera darei um jeito de mostrar...

Ainda tomei 3 latinhas de cervejinha, estávamos programadas para sair da festa as 23 horas, saímos meia hora mais tarde, sinto-me ainda inebriada por aquele ambiente, pela historia de Santa Sara, o meu desejo naquele momento era estar vestida a caráter também. A Suely me falou que esta festa acontece naquela residência um vez ao ano, sempre no dia 24 de maio, no dia do nascimento de minhas gêmeas.

Ao iniciar a escrever este texto fiz algumas pesquisas na net, onde descobri que a santa é protetora das grávidas, auxiliadora para quem quer arranjar um amor, isto não foi falado na festa...so sei dizer que me apaixonei por esta historia de Santa Sara de Kali, venerada largamente no sul da França, na cidade de Saintes-Maries-de-La-Mer...Desde então, tive uma boa melhora com relação aos meus problemas de saúde...











Em pesquisas na net também pude constatar que ela já foi canonizada sim, não sei se as informações são verídicas, se alguém souber e quiser compartilhar neste blog para engrandecimento da história fico grata.

Salve Santa Sara de Kali!!!



Encontrei a história neste site também: 

Segue algumas fotos da festa e outras da internet...

Nenhum comentário: