quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

OS MANGUEZAIS DA ESTRADA BRAGANÇA/AJURUTEUA


Olá povo querido que me visita, pelas estatísticas sei que me visitam, muito embora não deixem recado...Mas, não faço caso de comentários, apenas trago aqui algumas vivências e fotos que poderão servir para estudantes, acadêmicos e pessoas em geral que gostem de conhecimento, pois através da internet fazemos belíssimas viagens...Viagens rumo ao CONHECIMENTO.



Pelas postagens anteriores o leitor pode ver que eu amo essa região do estado do PARÁ, VIAJO SEMPRE NO INÍCIO DO ANO PARA A PRAIA DE AJURUTEUA, entretanto, meu amor e minha devoção a essa terra não se deve ao fato de frequentar apenas como turista. Em 2009, eu e mais SEIS colegas da faculdade desenvolvemos um trabalho escrito de 80 laudas nessa região e este trabalho também rendeu estas fotos maravilhosas...


NÃO
NÃO E NÃO


QUERO FALAR DO TRABALHO.....

QUERO FALAR UM POUCO DESTA REGIÃO DE MANGUE


Em primeiro lugar o que é mangue?

Numa linguagem simples eu diria que mangue é um tipo de vegetação que se adapta bem a regiões de água salgada, atrai caboclos e pessoas de baixa renda, povo dos arredores, da localidade para tirar crustáceos para o seu sustento e como meio de vida...

Mas, essa definição eu inventei agora....


Segue um texto que escrevi ano passado:



Estes manguezais localizam-se às proximidades de Bragança, esta é uma cidade localizada ao Nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, a região de manguezais está no caminho que leva até a praia de Ajuruteua, são apenas trinta e cinco quilômetros de Bragança até a praia e a estrada totalmente ladeada de tal vegetação, configurando uma beleza pitoresca ao local.
O manguezal, conhecido, popularmente, como mangue faz parte do cenário de um ecossistema localizado em áreas próximas a regiões de águas salgadas, haja vista, os manguezais do Brasil que se localizam na extensão do litoral e representam 12% do ecossistema de mangue do mundo.
 Caracterizando-se por vegetação verde, raízes e caules protuberantes e lenhosos, solos lodosos, rico em matéria orgânica, pouco oxigênio abrigando e servindo de berço para grande diversidade da fauna, é um ambiente que recebe água salgada dos mares e também água doce, quase sempre se localizam perto de desembocadura de rios e estuários.
 Os crustáceos, os peixes e moluscos encontrados neste ecossistema servem de alimentação para populações tradicionais locais, bem como para a economia local, haja vista, que famílias ribeirinhas retiram o seu sustento da venda de tais crustáceos, moluscos e peixes.
Garantir o uso sustentável destes ambientes é primordial para a humanidade e para o planeta, é impossível imaginar o mundo sem estas áreas, pois elas contribuem para o processo biológico de seres vivos que fazem parte da cadeia alimentar de outros seres. Possui grande relevância para a migração de aves, é apropriado ao pouso destas que fazem sua alimentação neste local.





ESTE LAGO SE FORMOU PORQUE O POVO TIRAVA AREIA, INVADIU ÁGUA DO MAR, TEM MOMENTOS QUE BAIXA E EM OUTROS MOMENTOS ENCHE... EM MARÇO HÁ LOCALIDADES NESSA ESTRADA QUE TRANSBORDA DE UM LADO PARA OUTRO IMPEDINDO OS CARROS PEQUENOS DE PASSAREM...(UM TAXISTA ME DISSE ISSO HÁ UNS 10 DIAS).








A ESTRADA QUE DÁ ACESSO A AJURUTEUA É ASSIM...É BOA, NÃO SE PODE RECLAMAR...ESSE MATO VERDINHO É A VEGETAÇÃO DE MANGUE...









NOTEM PEQUENOS BURACOS NA LAMA ONDE O MANGAL ESTÁ PLANTADO E NOTEM O CAULE DA VEGETAÇÃO...EU NÃO SEI, MAS O CABOCLO, TIRADOR DO CARANGUEJO DEVE SABER A FUNCIONALIDADE DESSES BURACOS...







NO DECORRER DOS 35KM, NOS DEPARAMOS COM PELO MENOS SEIS PONTES(NUNCA SEI AO CERTO, SEMPRE ESQUEÇO DE CONTÁ-LAS). EM 2009 QUANDO ESTAS FOTOS FORAM TIRADAS ELAS ESTAVAM ASSIM...ATUALMENTE, ESTÃO BEM PIORES, ACABADAS MESMO, JÁ NÃO EXISTE ESSA PROTEÇÃO NAS LATERAIS...MAS, O MOTORISTA DE TÁXI NOS DISSE QUE JÁ TEM PROJETO PARA PREPARÁ-LAS DE ALVENARIA EM 90 DIAS...(TENHO FOTOS DAS PONTES COMO ESTÃO AGORA, COLOCAREI EM OUTRA POSTAGEM).


OLHA AI O MEU GOLZINHOOOOO VERMELHO...(EM 2009)



ESTA PONTE É A ÚNICA QUE JÁ É DE CONCRETO HÁ MUITO TEMPO (ESSAS PONTES SÃO SOBRE FUROS, COMO DISSE SÃO SEIS OU SETE, NÃO LEMBRO).











 OLHA OS FURINHOS....





AQUI O NATIVO ESTÁ LITERALMENTE COM A MÃO NO BURACO, AMEI ESSAS FOTOS A PARTIR DESTA...




ESTA É  A MINHA  PREFERIDA, O CABOCLO COM A DELÍCIA EM UMA DAS MÃOS, ELE APANHOU ESTE JUSTAMENTE PARA POSAR PARA NÓS E REGISTRARMOS...



OBRIGADA MEU DEUS, MEUS COLEGAS, FABEL E CURSO DE TURISMO POR ESTES MOMENTOS...


COMPONENTES DA EQUIPE DO PRIMEIRO MOMENTO DO TRABALHO:

Edemir dos santos
Edmilson Braga
Lúcia Lima
Maria Benedita
Martha Rodrigues
Patrícia  Ventura
Raquel Sousa

TEXTO DESTA POSTAGEM: 
PATRÍCIA VENTURA


2 comentários: