segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SALADA DE BACALHAU (CRIAÇÃO: PAT E DIEGO)

OLÁ
NÃO É SEGREDO PARA NINGUÉM QUE EU AMO CULINÁRIA E ADORO INVENTAR PRATOS E DESCOBRIR NOVOS SABORES... PORÉM, O MEU FILHO MAIS VELHO É DO MESMO JEITO: UM DIA ESTAVÁMOS DE BOBEIRA E NÃO TINHA QUASE NADA NA GELADEIRA, ISSO FOI ANO PASSADO KKKKK, DAÍ EU COMEÇEI A INVENTAR E DISSE: “VAMOS FAZER ALGO COM OS INGREDIENTES QUE SE TEM”.
ENTÃO, O FILHO VEIO ME AJUDAR E O PRATO QUE TERIA SOMENTE A MINHA AUTORIA TEVE QUE DIVIDIR ESSE PRIVILÉGIO COM ELE. POIS, COMEÇOU A VISITAR A GELADEIRA E A ACRESCENTAR INGREDIENTES ESCONDIDO DE MIM, POR TRÁS DAS MINHAS COSTAS E EU QUERIA SABER O QUE ELE ACRESCENTAVA. SE A SALADA FICASSE BOA QUERIÁMOS REPETIR E SEM O DOMÍNIO DOS INGREDIENTES NÃO PODERÍAMOS FAZER DE NOVO O MESMO PRATO.
EU JÁ ESTAVA PIRANDO E ELE ESCONDENDO O JOGO. DEPOIS DISSO MEU FILHO JÁ FEZ A MESMA SALADA PARA A NOSSA AMIGA RUTH EM UM FESTEJO QUE HOUVE NA CASA DELA E AGORA PARA O ANO NOVO EU FIZ UMA SOZINHA, EIS OS PASSOS DE NOSSA CRIAÇÃO...
OBRIGADA ANO VELHO POR TODOS OS APRENDIZADOS...



EU AMO ESSE CREME DE LEITE, ELE É BASTANTE CONSISTENTE, APRENDI A USAR ANO PASSADO...





Com esta postagem estou participando deste mosaico



SALADA DE BACALHAU (CRIAÇÃO: PAT E DIEGO)

OBS: o diferencial desta salada é que ela possui um sabor agri doce em que se misturam paladares doces e salgados e também não contém maionese, o aspecto cremoso que ela adquire se dá por causa do creme branco que é colocado no lugar da maionese.



Ingredientes:

Bacalhau

Batata

Cenoura

Vagem

Repolho

Brócolis

Maçã verde

Maçã vermelha

Passas sem semente

Três tipos de queijo a sua escolha

Leite

Trigo ou Maisena (o que preferir)

Creme de leite (eu gosto da marca Piracajuba).

Azeitonas pretas e verdes

Cebola

Pimentão de três cores: amarelo, verde e vermelho.

Salsa

Alhos

Azeite de oliva



Modo de fazer

Colocar o bacalhau de molho para a retirada do sal.

Descascar e cortar as batatas, as cenouras, as vagens em cubinhos pequenos como se fosse para a antiga salada russa.

Cortar o repolho em tiras finas e os brócolis dividindo-o em pequenos buquês.

Dividir esta verdura em duas panelas e cozinhar estes legumes. Depois escorrer.

O bacalhau deve ser aferventado e desfiado.

Em uma panela grande colocar uma farta camada de azeite de oliva, cortar bastante cebola miúda e refogar bem, agregando a este refogado as três cores de pimentão cortados bem miudinhos também.

Adicionar azeitonas sem caroços, salsa e alhos a este refogado.

Este estrugido demora uns quinze minutos no fogo, após isso desligar o fogo e reservar.

É provável que os legumes já estejam cozidos, escorridos e também reservados.

Coloca-se o leite e o trigo em outra panela, tempera-se de sal, dissolve-se muito bem para não embolar, leva-se ao fogo para fazer o molho branco (é o mesmo da lasanha). Quando este estiver pronto adiciona-se o creme de leite.

Adiciona-se este molho branco ao bacalhau desfiado e refogado, ou seja, tudo vira um grande creme de bacalhau.

Desta feita, é hora de montar o prato:

Em uma bacia de cozinha, vai-se misturando o creme de bacalhau aos legumes, vão-se acrescentando as passas sem semente, as maçãs bem lavadas e cortadinhas com cascas em cubinhos. Não se esquecendo de acrescentar os três tipos de queijo também cortados aos cubinhos.

Depois de tudo misturado devem-se colocar mais um pouco de azeite de oliva e mais salsinha picadinha depois é só despejar a salada no pirex onde irá ser servida e colocar para gelar até o momento de ser consumida. E bom apetite, fica um prato finíssimo, podendo ser enfeitada até mesmo com três ou quatro cerejas em calda cortadas ao meio... Isso é opcional.

BJOS!!!






6 comentários:

Monique e suas artes disse...

Oi,eu tenho certeza que gosto,e num clima quente melhor ainda de degustar.
parabéns aos dois

Lia e Vi disse...

Menina, chega a dar água na boca,. rrsrsr !!
eu adoro esse agridoce !!
E essa salada ficou com uma cara de delícia !!

E o melhor é essa interatividade de vcs.
É bom cozinhar assim né não ??

Bjus 1000 querida

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Hummmmmm essa salada me deu água na boca,adoooroooooo.
Obrigada por visitar meu blog o teu cantinho é maravilhoso parabéns.
beijos

Neli Rodrigues disse...

Que delícia!
Fiquei c/ água na boca.
Já vou salvar e tb divulgar no twitter e no FB.
Obrigada pela participação no mosaico.
Bjs

Carmen Ferreira disse...

OI querida
vim através do mosaico da Neli ver tua receita.amei o post, a receita parece deliciosa! bacalhau é bom demais. receita anotada!

um grande bjo♥

Anônimo disse...

Que receita maravilhosa Paty!!
Amo bacalhau!
Vim pelo mosaico!!

Um ótimo fim de tarde para ti!
Bjs