quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CROWNE PLAZA HOTEL BELÉM – PA





VISITA TÉCNICA NO CROWNE PLAZA HOTEL BELÉM – PA

A visita técnica dos acadêmicos do sétimo de semestre da FABEL – Faculdade de Belém, sob orientação do Professor Haroldo Tuma, coordenador do curso de turismo da referida instituição e de Rafael Hanada, Gerente de Recepção do hotel que atendeu os acadêmicos com muito prazer refletido em seu sorriso e em seus discursos onde revelou que está nessa atividade há 10 anos e já se acostumou a não ter domingos e feriados e que só dispõe de três horas para estar com sua família, visto que, trabalha 12 horas, dorme 8 horas, 1 hora gasta com o transito e sobram três horas para estar com sua família, entretanto, o hotel acaba sendo sua segunda família.
Rafael relatou aos acadêmicos que o Crowne Plaza Hotel surgiu a partir de uma reforma de dois prédios que pertenciam no passado, meados de 1970 ao Hotel Vanja, os prédios foram reformados e ampliados depois da falência do Hotel Vanja, entretanto, o Rafael Hanada, apesar de trabalhar em hotelaria há uma década, está em Belém somente há 4 meses e pouco sabe da história, porém, sem sombra de dúvida demonstrou muitos conhecimentos no que concerne a sua are de atuação, pois em São Paulo sua atividade também era oriunda da hotelaria.
Rafael relatou aos acadêmicos que o CROWNE PLAZA HOTEL é um estabelecimento focado para homens executivos que viajam a negócios, portanto, nessa visita técnica a primeira área a ser vista pelos acadêmicos foi a piscina que representa a área de lazer do hotel e que por ser pequena em relação a outros estabelecimentos foi explicado para os estudantes que como os executivos vem a trabalho dificilmente utilizam aquela área, portanto, o espaço é suficiente devido ao foco do hotel: executivos.
O CROWNE PLAZA HOTEL possui 173 apartamentos, academia de Ginástica com uma linda vista para a Baia do Guajará, possui quatro categorias de apartamentos sendo Standard, Suite Júnior, Apartamento Luxo e Suite Master, esta é a presidencial do hotel. Todos os apartamentos são arrumados de acordo com padrões americanos por fazer parte de uma rede americana.
Rafael falou o quanto é prazeroso trabalhar no hotel por conta dos belos “bom dias” ou dos “sorrisos” que recebe diariamente e acrescentou que apesar das exigências do ser humano é um trabalho maravilhoso para ele que realmente gosta do que faz. Ao fazer este relato deu ênfase ao fato do hotel não fechar, pois se trata de um estabelecimento que funciona sete dias por semana, 365 dias no ano, 12 meses por ano, ou seja, jamais fecha suas portas e quanto à folga do funcionário, pode cair em qualquer dia da semana seja, terça ou quarta feira, não há dia, qualquer dia é dia. Ainda enfatizou que os funcionários de um hotel devem obrigatoriamente possuir curso de línguas e entenderem de cultura geral.
O Gerente de Recepção mostrou alguns apartamentos para os acadêmicos, entretanto, pediu aos estudantes que ao adentrar aos corredores que fizessem silêncio, em vista dos quartos estarem ocupados para evitar incômodos para os hóspedes e nesse momento explicou que para evitar certos incômodos há um sistema que poderá ser acionado pelo hóspede que concerne em deixar uma pequena luz vermelha acessa indicando que não quer ser perturbado.
O primeiro apartamento foi mostrado foi da categoria standard, o mais simples, é um local de beleza aprazível com paredes e objetos em tons pasteis e uma das paredes em verde musgo, possui cama de solteiro tamanho King Size, televisão 29’ Cd Player, Internet Wire less, lençóis 100% algodão, Chaleira Elétrica, um diferencial: seis travesseiros na cama, mini bar, luminária de cabeceira, poltrona para acessar o computador, banheiro com banho quente e espelho, água com muita pressão, toalhas fofas e macias.
Lembrando também que no banheiro possui um espelho de aumento para maquiagem, secador de cabelos e ramal telefônico. E a temperatura do apartamento é estável, não permitindo o frio excessivo oriundo do ar condicionado e nem calor demasiado e por causa desse diferencial a temperatura não pode ser regularizada pelo hóspede, mas somente por funcionários.
O próximo a ser mostrado é o apartamento luxo que é similar ao anterior, porém, nota-se a o seu diferencial no tamanho do espaço logo de imediato, possui uma porta que serve de passagem para outro apartamento, além de uma poltrona ergonômica e as cobertas da cama é produzida com algodão 400 fio egípcio, o grande diferencial está no banheiro, possui uma mega espaço e uma bela banheira além do aumento da quantidade de Hotel Amenities, que são as miniaturas de produtos colocadas no banheiro para a higiene dos hóspedes. Nesse apartamento observou-se o sensor de incêndio Spring e com a proibição do fumo há um dispositivo que apita lá em baixo se o hóspede fumar dentro do aposento, pois este sensor trabalha pelo volume de fumaça.
O serviço de Buffet do hotel funciona 24 horas com todo o cardápio, por exemplo, se um hóspede desejar tomar café da manhã às 22 horas este tipo de refeição poderá ser servido ou vice versa, se no café da manha o cliente quiser comer um prato quente ou frio do mesmo será satisfeito o seu desejo.
O próximo passo foi mostrar a Suite Júnior, esta suíte é um espaço enorme, prima por este diferencial, e se chama Júnior porque é o segundo melhor tipo de apartamento é para esta suíte que são formados pacotes de núpcias e quando isso acontece o visual do apartamento muda completamente, muda o estilo do quarto que é preparado a caráter, esta suíte possui uma ante sala e os outros equipamentos são iguais.
No banheiro, por utilizarem esta suíte para núpcias, tem um secador profissional por causa de cabeleireiros, maquiadores e manicures que poderão estar no local para preparar a noiva.
No hotel há alguns apartamentos adequados para cadeirantes, porém, eles são iguais, as diferenças ficam por conta do estilo do banheiro, tamanho da porta para passar a cadeira, o vaso mais alto, barras no banheiro, são regras da ABNT ter apartamentos para pessoas com necessidades especiais. Com estas adaptações o próprio cliente com necessidades especiais pode fazer sozinho todas as suas atividades.
A Suite Master não foi mostrada por estar ocupada, é a suíte presidenciável cujo valor é R$ 1.600,00 a diária, os demais preços de diárias dos outros apartamentos foram relatados, entretanto, não é a meta deste trabalho enunciar este aspecto, o qual se deixa adormecido.
Ao terminar de ver os apartamentos os acadêmicos foram levados para um espaço designado para eventos compõe-se de quatro salas moduladas, isto quer dizer que não há colunas e nem paredes fixas, são paredes que se movem de acordo com a necessidade do evento pretendido, cada sala comporta 80 pessoas, entretanto, o espaço aberto pode comportar 600 pessoas, o nome desse espaço no hotel é Mário de Andrade, são destinados aos eventos corporativos e aos eventos sociais, prima por um diferencial: é um espaço todo acarpetado, pode parecer estranho em uma ambiente em que vá ocorrer eventos e portanto haverá o uso de comidas, que poderão cair não chão e o carpete dificulta o trabalho, porém, este diferencial também concerne à segurança do cliente para evitar escorregões e quedas por causa do uso de sapatos sociais e de saltos, além do que o carpete diminui o eco e o barulho das pisadas impactantes dos usuários.
O hotel possui gerador próprio que pode abastecer o estabelecimento inteiro com energia elétrica por 12 horas no caso do corte de abastecimento da energia oriunda da companhia, o gerador faz um trabalho automático, ao faltar energia o mesmo entra em ação após 5 a 7 segundos depois de ter faltado energia.
O hotel possui uma panificadora própria em seu interior, o restaurante tem espaço para 220 lugares, o café da manhã e as devidas refeições atendem aos hóspedes e aos clientes de fora, possui um cardápio bem variado e ainda monta uns pacotes especiais em datas comemorativas como no caso do dia das mães, por exemplo.







Nenhum comentário: