quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROJETO TRABALHO DOMÉSTICO CIDADÃO (CURSO DE GASTRONOMIA)








O TRABALHO DOMÉSTICO CIDADÃO  (TDC) É um programa de qualificação social e profissional de trabalhadores domésticos, desenvolvido por meio de parcerias entre a SEPPIR, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos (FENATRAD), o TDC tem como principais objetivos elevar os níveis de escolaridade e conscientizar sobre os seus direitos mais de seis milhões de brasileiras que trabalham como TRABALHADORAS  domésticas.
Queremos ressaltar nesta postagem que o termo “Trabalhadoras Domésticas” surgiu em substituição ao termo “Empregado Domésticas”, afinal de contas um jardineiro é considerado um trabalhador doméstico e porque aquela pessoa que lava, passa, cozinha e cuida da residência de profissionais liberais como médicos, professores, advogados e outros não pode ser considerada como tal.
O TRABALHO DOMÉSTICO CIDADÃO  (TDC) foi um programa criado pelo governo e muito bem aceito pela câmara dos deputados para ser APLICADO em todo país, principalmente em grandes metrópoles como São Luis no MA  e Belém no PA, acredita-se que infelizmente a educação de base do cidadão brasileiro é pobre e  carente e que no mundo atual pode até surgir empregos, haja vista, que irá abrir na cidade em Belém inúmeros estabelecimentos hoteleiros de classificação média e alta e que necessita da mão de obra humana, entretanto, esta se encontra pobre e deficitária no que se refere à capacitação, infelizmente no Brasil uma pessoa pode até ser graduada, mas nível de conhecimento é insuficiente para atender com qualidade a prestação de serviços requeridos por determinados estabelecimentos, ainda mais se tratando da rede hoteleira.
Quem estará atuando no setor de GOVERNAÇA de um hotel nobre de Belém? Quem estará atuando no setor de A&B (Alimentos e bebidas), no setor de RECEPÇÃO, este é o mais exigente, requer qualificação e línguas estrangeiras... E um intenso controle emocional, pois é comum os insultos de hóspedes grosseiros que julgam que o dinheiro compra tudo para com este tipo de profissional...
No próximo dia 14 estaremos iniciando mais uma etapa de nossa vida, como acadêmica do curso de turismo, fomos convidada pela  Ex-Presidente do SINDICATO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS, a Sra Lucileide Mafra Reis, para ministrar um curso de gastronomia justamente pelo projeto Trabalho Doméstico Cidadão, a grande satisfação decorre que não serão somente aulas práticas, teremos que apresentar 80 horas teóricas e 120 horas práticas, a julgar pela vontade de meu coração de no passado querer ser professora, vocês imaginam a satisfação e euforia , misturado com medo que estamos passando...Em julho de 2010 participamos de um curso no SEBRAE PA para instrutores/facilitadores, ou seja, hoje em dia professor é somente àquele que possui o curso de pedagogia, letras ou licenciatura...Nós iremos ministrar aulas como Instrutores /Facilitadores...
O programa é extenso para as 80 horas teóricas e dentre os principais assuntos teremos:
Manipulação de Alimentos.
Segurança Alimentar.
Cidadania.
Direitos e deveres do cidadão.
Legislação trabalhista.
Direitos do trabalhador doméstico.
Noções de informática.
Como ligar um computador.
Hardware e Software.
Segurança do trabalho.
História do trabalho doméstico.
Comportamento no ambiente do trabalho.
Bons modos ao usar o telefone no ambiente do trabalho.
Bons modos à mesa.
Organização do trabalho doméstico.
E muitos outros assuntos, é tipo uma Qualificação Geral até chegar na gastronomia propriamente dita...Contamos com DEUS, nosso maior e único orientador para fazer com que tenhamos força, disposição e inteligência para passar pelo menos 50% do conteúdo proposto a pessoas tão carentes e necessitadas de baixa escolaridade, baixa renda e muitas das vezes baixa autoestima, contamos a TUA PROTEÇÃO MEU DEUS!
Estas fotos são as logomarcas das empresas parceiras que se empenharam para que este curso acontecesse dentro do projeto Trabalho doméstico cidadão, infelizmente não possuo a foto da logomarca do SINDICATO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS para postar neste espaço, mas assim que tiver posse desta logo colocarei aqui com muito orgulho, abraços carinhosos, Pat.



Um comentário:

Monique e suas artes disse...

Olá ,vi ontém,mas hoje li com mais calma,só tenho a dizer que não será tarefa muito fácil,parece mais não é. Para algumas pessoas esses costumes são basicos para outras é dificil mudarem.Que Deus te ilumine na tarefa